Terapeuta Holístico Osmar Cláudio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Terapeuta Holístico Osmar Cláudio

Radiestesia, Iridologia e Fitoterapia são ferramentas utilizadas pelo Terapeuta Holístico Osmar Claudio, em Barra do Garças, Mato Grosso, no Ateliê Bem ti vi, ou Casa das Raizes, na entrada para o setor Jardim Araguaia
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 166
Data de inscrição : 17/05/2010

Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal Empty
MensagemAssunto: Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal   Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal EmptyQua Jan 11, 2012 3:33 pm

O que é hidrocefalia

O termo hidrocefalia vem do grego hidrocefalus, com a palavra “hidro” significando água e “cefalus” significando cabeça. Como o nome sugere, hidrocefalia é uma condição médica na qual a característica primária é o acúmulo excessivo de fluidos no cérebro. Embora a hidrocefalia fosse conhecida como “água no cérebro”, a “água” na verdade é o fluido cerebroespinhal, que envolve o cérebro e cordão espinhal. O acúmulo excessivo de fluido cerebroespinhal resulta em alargamento dos espaços no cérebro chamados ventrículos. Esse alargamento cria pressão potencialmente danosa sobre os tecidos do cérebro.

O sistema ventricular é feito de quatro ventrículos conectados por passagens estreitas. Normalmente o líquido cerebroespinhal flui através dos ventrículos, sai nas cisternas (espaço fechados que servem como reservatórios) na base do cérebro, banha a superfície do cérebro e cordão espinhal, e então é reabsorvido.

O fluido cerebroespinhal tem três funções importantes para a sustentação da vida:
1) Manter o tecido cerebral flutuando, agindo como absorvente de choque.
2) Agir como veículo para fornecer nutrientes ao cérebro e remover detritos.
3) Fluir entre o crânio e espinha e compensar pelas alterações no volume sanguíneo intracranial (a quantidade de sangue dentro do cérebro).

O equilíbrio entre a produção e absorção de fluido cerebroespinhal é de importância crítica. Uma vez que o fluido cerebroespinhal é produzido continuamente, condições médicas que bloqueiam sem fluxo normal ou absorção resultarão no seu acúmulo. A pressão resultante de fluido contra o tecido cerebral é o que causa a hidrocefalia.

Tipos de hidrocefalia

A hidrocefalia pode ser congênita ou adquirida. Hidrocefalia congênita é presente no nascimento e pode ser causada ou por eventos que ocorrem durante o desenvolvimento fetal, ou por anormalidades genéticas. A hidrocefalia adquirida desenvolve na hora do nascimento ou em algum ponto depois. Esse tipo de hidrocefalia afeta pessoas de todas as idades e pode ser causada por lesão ou doença.

Hidrocefalia pode ser comunicante ou não-comunicante. A hidrocefalia comunicante ocorre quando o fluxo de líquido cerebroespinhal é bloqueado depois de sair dos ventrículos. Essa forma de hidrocefalia é chamada comunicante porque o líquido cerebroespinhal ainda pode fluir entre os ventrículos, o quais permanecem abertos. A hidrocefalia não-comunicante, também chamada obstrutiva, ocorre quando o fluxo de fluido cerebroespinhal é bloqueado em uma ou mais das passagens estreitas que conectam os ventrículos. Uma das causas mais comuns de hidrocefalia é estenose aquedutal. Nesse caso, a hidrocefalia resulta de estreitamento do aqueduto do Sylvius, uma pequena passagem entre o terceiro e quarto ventrículo no meio do cérebro.

Há duas outras formas de hidrocefalia que não se encaixam exatamente nas categorias já mencionadas e as quais afetam primariamente adultos: hidrocefalia ex-vácuo e hidrocefalia de pressão normal.

A hidrocefalia ex-vácuo ocorre quando derrame ou lesão traumática causa dano ao cérebro. Nesses casos, o tecido cerebral pode encolher. A hidrocefalia de pressão normal pode acontecer a pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em idosos. Ela pode resultar de hemorragia subaracnóide, trauma na cabeça, infecção, tumor, ou complicações de cirurgia. Porém, muitas pessoas podem desenvolver hidrocefalia de pressão normal mesmo sem a presença de nenhum desses fatores por razões desconhecidas.

Créditos:
Tradução: © 2009 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Institute of Neurological Disorders and Stroke
Link da copia: Copacabanarunners
Ir para o topo Ir para baixo
https://terapeutaosmar.forumeiros.com
 
Hidrocefalia - tipos, congênita em crianças, adquirida em adultos, de pressão normal
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Chá de hibisco - Hibiscus pode abaixar a pressão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapeuta Holístico Osmar Cláudio :: Terapeuta Holístico Osmar Claudio :: Centro de Terapia Holística Casa das Raizes-
Ir para: